(47) 99714-1010 ou 99714-1100
Ressalta-se que este programa terapêutico encontra-se em consonância com as Políticas Públicas Sobre Drogas vigentes: SENAD (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas), CONEN (Conselho Estadual de Entorpecentes), COMAD (Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas – Itajaí), Resolução – RDC nº 29, de 30 de junho de 2011 (ANVISA), Resolução CONAD Nº 01/2015 e Política Nacional de Assistência Social.
A Comunidade Terapêutica Nova Vida possui sede própria com área de 24.000 m², com equipe técnica qualificada e mantém-se através de contribuições e donativos associados, doações espontâneas, subvenções conveniadas e internações particulares.
Temos como principal objetivo: acolher, tratar e promover a recuperação, reabilitação psicossocial e a reinserção social e familiar de pessoas adultas do sexo masculino, com idade igual ou superior a 18 anos, com problemas decorrentes do uso abusivo e prejudicial de crack, álcool e outras drogas vivendo em situação de risco e vulnerabilidade.
Este engloba:
a) Acolher e proteger integralmente usuários de substâncias psicoativas que desejam a reabilitação em comunidade terapêutica;
b) Prevenir o agravamento de situação de risco, negligência, violência e ruptura de vínculos;
c)Restabelecer vínculos familiares e/ou sociais, através do atendimento psicológico de grupo, as famílias quais tem membro familiar internado na CT;
d) Promover acesso à rede socioassistencial, de saúde, e demais órgãos da rede;
e) Possibilitar a convivência comunitária;
f) Promover o acesso a programações culturais de lazer, de esporte e ocupacional interno e externo, relacionando-as a interesse, vivências, desejos e possibilidades dos acolhidos;
g) Promover programas e projetos de preparação para o trabalho e de inclusão produtiva;
h)Estimular a recuperação e reinserção social dos acolhidos.
Trabalho social promove o desenvolvimento de lazer, ampliando as experiências dos acolhidos, lhes oferecendo momentos de descontração e estimulando todos a participarem de nossas atividades que serão trabalhadas, respeitando cada forma de participação e preservando a indentidade dos acolhidos.
Trabalho social promovendo excursões para ambientes naturais, dando aos acolhidos a oportunidade de explorar belezas naturais.
A caminhada coordenada pelo Psicólogo na estrade rual nas procimidades da CT, oferece benefícios aos acolhidos como a redução do estresse, tensão e ansiedade, melhora a auto-estima, e até diminui as chances dos acolhidos desenvolverem depressão. É uma atividade de lazer que também atua na promoção da sociabilização, ou seja, é uma excelente oportunidade dos acolhidos se relacionar de forma descontraída enquanto caminham.
Breve explicação do programa de assistência Psicológica
Assistência psicológica individual: objetiva aos acolhidos melhor compreensão de si, para que possam desenvolver aspectos e atitudes saudáveis, para que por meio destas os mesmos possam estabelecer vínculos familiares e sociais de relações saudáveis.
Grupo de reflexão matinal: Oferece reflexões de motivação aos acolhidos, antes do café da manhã para que os mesmos desenvolvam otimismo matinal, afim de que possam iniciar a vivência do cotidiano dentro da CT de forma atenta, sadia e prazerosa.
Grupo de reflexão: objetiva aos acolhidos desenvolverem estratégia de enfrentamento contra recaídas para que os acolhidos possam despertar consciência sobre a responsabilidade social e coletiva de cada um. A responsabilidade de cidadão, comprometido com um mundo melhor e mais humanizado.
Reunião para estratégia da família em compreensão da coodependência: são abertas reflexões com as famílias, sobre a importância de os mesmos compreender a importância da individuação, a evitar situações de conflitos desnecessários no meio familiar, pois compreende-se que o meio familiar deve servir apenas como ambiente de proteção e afetividade saudável de uns para com os outros.